Tarsila do Amaral - Operários - 1933. Óleo sobre Tela 150 x 205 cm. Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.casafiatdecultura.com.br/admin/catalogos/Cat_Tarsila_CFC.pdf , p. 21.

Resumos

Ensino de História e educação confessional: uma abordagem comparativa
Daiane Pereira, Eneida Santos, Joilda Santos, Joilma de Jesus 
RESUMO: O tema do trabalho será O Ensino Religioso nas escolas protestantes e católicas, e tem como  objetivo fazer uma abordagem sobre esse tipo de ensino nas escolas protestantes e católicas da cidade de Cachoeira trazendo uma reflexão sobre as possíveis conseqüências socioculturais e pedagógicas que o mesmo pode trazer, abordaremos também   a relação entre o ensino religioso e o ensino de história.
Visto que a LDB impõe, dogmaticamente, no seu artigo 33 que o ensino religioso “é parte integrante da formação básica do cidadão”, entendemos que tal afirmação deve ser objeto de reflexão por parte de todos os educadores.
O nosso trabalho será baseado nas pesquisas bibliográficas do autor Karnal, Leandro; História na sala de aula e em artigos das revistas Scielo e História e em entrevistas feitas nas escolas a diretores, coordenadores e alunos onde pudemos constatar que a maioria delas trabalha a disciplina de religião sempre voltada para a sua crença. Não dão espaço para falar de outras religiões e os alunos sequer ouviram falar da lei 10.639/2003.
Duas das escolas entrevistadas trabalham na aula de religião com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E nenhumas das escolas trabalham, sequer citam a religião dos Afros descendentes. Cada uma das escolas elabora métodos voltados a sua divindade e isto acarreta aos alunos a desinformação sobre outras crenças. 
Palavras-chave: História, Educação e Políticas Públicas.



Educação especial e inclusão de surdos-mudos no ambiente escolar: desafios e perspectivas
Edna Ferreira, Mariana Costa,Maria Aparecida Martins, Sílvia Souza, Tâmara Sales
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os principais desafios e as perspectivas referentes ao processo de inclusão de surdos em escolas públicas e sobre o papel do interprete de libras no processo inclusivo. Através da realização de visitas a algumas escolas públicas situadas nos municípios de Cachoeira, Conceição da Feira e Muritiba, escolas estas que possuem em seu quadro discente portadores de surdez e da aplicação de um questionário aos alunos e professores foi possível verificar as principais concepções destes com relação à inclusão escolar dos surdos. Também nos debruçamos sobre bibliografias que enfocam sobre a inclusão de alunos surdos de modo que pudéssemos melhor compreender as discussões sobre o assunto tanto no âmbito da teoria quanto na prática. A partir das reflexões a cerca das praticas inclusivas envolvendo surdos tencionamos entender quais os seus limites e possibilidades ao passo em que se almeja contribuir para a busca de uma atitude educacional responsável que de fato promova a inclusão desse grupo. 
Palavras-chave: Inclusão escolar, surdez, interprete de libras.                                                   



Nas trilhas da história entre ritmos e sons: o uso da música como recurso pedagógico.
Eliseu Ferreira, Filipe Cezarinho, José Carlos Ferreira, Júlio Cesar Pereira,  Valter Lemos
RESUMO: O seguinte trabalho busca mostrar, através da música, a diversidade cultural e, sua contribuição para a formação da identidade regional em Cachoeira - BA. Entendendo as singularidades e atentando para as manifestações culturais dos movimentos musicais, desta forma, buscaremos tornar evidente para os alunos de Escolas públicas, a importância da música para as camadas populares e para a resistência do povo Cachoeirano. Ao final do artigo lançaremos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um trabalho em equipe.
Palavras-chave: musica – intervenção pedagógica- manifestações culturais.




A utilização das charges e das tiras no livro didático: uma análise a partir das coleções de história do ensino fundamental II do PNLD 2011.  
Camila Pereira, Daniela Barbosa 
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a utilização das charges e das tiras no livro didático, a partir das coleções de história das editoras FTD, Saraiva e Ática do ensino fundamental II do PNLD 2011. Pretende-se verificar de que forma é abordada a charge e as tiras nas editoras, como também em que temática é mais comum a sua utilização. Assim, o primeiro passo consiste na conceitualização acerca do uso da imagem no ensino de história. Em seguida faremos um debate com a literatura existente sobre a temática, e por fim apresentaremos uma abordagem comparativa através das coleções dos livros das editoras FTD, Saraiva e Ática. A análise das imagens mostra uma lógica crítica e satírica de determinados eventos do cotidiano social, demonstram diferentes contextos espaciais com semelhanças expressivas através dos personagens. Assim, pode-se entender que as charges e as tiras possibilitam uma reflexão e facilitam a compreensão do aluno sobre os acontecimentos históricos, fazendo uma relação interativa com temáticas em seus vários contextos sociais.
Palavras-chave: Charges e tiras. Ensino de História. Livro didático 


Silêncios, omissões e imprecisões: a temática homossexual e o ensino de história 
Cássia Dias, Jéssica Bruno, Joseane Pereira 
RESUMO: Durante muito tempo diversos grupos foram excluídos, silenciados ou diminuídos no processo histórico tradicional. Entre eles os homossexuais, estes foram encarados como seres diabólicos e definidos cientificamente como doentes. 
Partindo do conhecimento que todos os indivíduos devem se reconhecer como sujeitos da sua própria história, e que, o conhecimento histórico deve ser usado, como instrumento de transformação social. Este trabalho tem como objetivo investigar se a problemática da homossexualidade está sendo tratada pelos professores de história do ensino médio nas escolas da zona urbana do município de Cachoeira, Bahia. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes e discentes das escolas citadas.  Conceituamos os resultados amparados por uma revisão bibliográfica sobre o referido tema. Constatamos que o assunto não é tratado pelos professores de história do ensino médio, além disso, percebemos que o preconceito permanece significativamente entre os professores e os alunos, ambos demostraram tolerância, ao mesmo tempo em que, deixam evidenciar o preconceito. Entre a grande maioria que apresenta resistência a homossexualidade, podemos encontrar uma minoria que encaram com naturalidade esta orientação sexual e acham que o tema deve sim ser debatido em sala e melhor discutido entre os professores. Desse modo, percebemos que a comunidade escolar encara a homossexualidade como algo que não é natural. Logo concluímos que, na prática cotidiana do âmbito escolar, os homossexuais ainda não conquistaram o respeito devido. 
Palavras-chave: Ensino de História, homossexualidade, discussões de gênero.

Lei 11.645/08: sua recepção na aula de História nas escolas públicas de Cachoeira 
Claudiana Cardoso, Dandara Matos, Denise Bispo, Iara de Jesus, Josiane Rocha 
RESUMO: A lei 11.645 de 10 de março de 2008, que trata da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, foi criada para retificação da lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que só abrangia a temática “História e Cultura Afro-brasileira”.
Entendendo a importância da lei 11.645/08, para a valorização e conhecimento da história indígena e afro-brasileira, e a necessidade de que a referida Lei seja cumprida nas Escolas, foi necessário investigar como ela está sendo trabalhada na sala de aula. O trabalho foi desenvolvido nas Escolas públicas estaduais e municipais na disciplina de História, do município da Cachoeira/BA. O método utilizado para realização do trabalho foi o estudo de campo, através de entrevistas com professores da disciplina de História e alunos das séries finais dos Ensinos Fundamental II e Médio e a análise desses dados através da pesquisa bibliográfica, com revisão e leituras de livros e artigos científicos sobre a lei e suas temáticas. Com a conclusão dos estudos realizados, foi possível construir um parâmetro da recepção da lei nas escolas públicas da cidade da Cachoeira/BA, e entender a percepção dos professores e dos alunos sobre a relevância de trabalhar e estudar as temáticas: Afro-brasileira e Indígena.
Palavras-chave: Ensino de História; Escolas Públicas; Lei 11.645/08.


A temática indígena na sala de aula: do livro didático à abordagem docente
Jeferson Bingue, Luis Alberto, Tiago Damsceno, Valdeci Costa, Gilson Santos Filho
 RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo analisar a figura do índio nos livros didáticos de História do Brasil, assim sendo, escolhemos os livros do ensino fundamental entre a 5° e a 6° série onde o tema é mais frequentemente apresentado e abordado, com a finalidade de identificar nesses livros de que maneira a história indígena é apresentada nos respectivos livros após a mudança na LDB com a lei N° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da História indígena nas escolas. A partir dessa análise, identificaremos nos livros o reflexo da lei 11.645/08 e a contribuição da mesma para promover e garantir que os estudantes tenham acesso a essa história que merece uma maior divulgação de todas as suas características e peculiaridades, dando ênfase a valores esquecidos, possibilitando assim uma nova forma de analisar essa parte tão importante da história. A pretensão deste trabalho é revelar de que forma a figura do indígena e sua historia é apresentada nos livros didáticos, e como na forma prática essa temática é demonstrada pelo docente e recebida pelo discente.
Palavras-chave: Ensino de História, Índio, Livro didático.


Entre memórias, vozes e tambores ensino de História na construção de identidade nos terreiros de candomblé
EdvaldaLima
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar  as práticas, e símbolos utilizados pela religião de matriz africana - o Candomblé - , na formação  e construção de uma Identidade Afro-brasileira. Considerando alguns fatores tidos como componentes essenciais na construção de uma identidade ou personagem coletiva,  a saber, os fatores: histórico, linguístico e psicológico. Assim sendo, o presente trabalho se dedica a uma análise dos fatores históricos estes encontrados dentro da religião do candomblé, visto nesta abordagem como espaço de sociabilidade e de transição de saber educativo. Compreendemos a diversidade dentro dos Candomblés e as problemáticas da própria História. O terreiro que será  analisado será Oyá  Mucubí situado na cidade de Cachoeira - BA  tem como sua zeladora Maria Dionizia que desde do seu nascimento mantém uma relação com a religião, o candomblé. Este trabalho requer horas de observação e de produção de questionários, análise de entrevista e de obras.
Palavras-chave: Identidade Afro-brasileira, Candomblé, Ensino de História


Ensino de história da África nos livros didáticos: uma análise comparativa
Bartolomeu Almeida, Reginaldo Sena, Josivaldo da Silva
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da África nos livros didáticos do ensino médio, após a promulgação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Devido à amplitude do tema e a diversidade de livros utilizados por diversas unidades escolares, selecionamos três livros de História, observando como os autores abordam os conteúdos referentes à questão. Para fundamentar nossas discussões partiremo da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Palavras-chave: História da África, livro didático e ensino.